06/12/2012 às 14:43:11 por Adriana Reis

Mostra regional cultura Afro-brasileira e afro-africana

“Axé a todos e todas!”oo

Na língua iorubáaxé significa “poder”“energia”“força” presente em cada ser, em cada coisaNas religiões afro-brasileiras, o termo representa a energia
sagrada dos orixásDentro e fora do contexto religiosoaxé é uma saudação utilizada para desejar votos de felicidade e boas energias.
 
Aconteceu no dia 19 de novembronas dependências do Cine Teatro Fênix, a I Mostra Regional da Cultura Afro-Brasileira e Africana do Núcleo Regional da Educação de Apucarana.
evento teve como objetivo “promover a educação de cidadãos atuantes e conscientes no seio da sociedade multicultural e pluriétnica do Brasilbuscando relações étnico-sociais positivasrumo à construção de uma ,nação.
Foram 22 apresentações envolvendo música, dança, teatro, declamação e coral que mostraram a riqueza e a contribuição da cultura afro-brasileira e africana na formação das pessoas.
A APAE de Califórnia apresentou uma belíssima coreografia que foi idealizada pela professora de Arte Adriana Reis de Jesus, onde misturou ritmos africanos como LUNDU, Maculelê e Capoeira.
O Lundu é uma dança africana caracteriza-se por um gênero musical e dança folclórica de origem afro-brasileira criada a partir dos Batuques dos escravos. O Maculelê é uma dança, um jogo de bastões remanescente dos antigos índios cucumbis. Esta “dança de porrete” tem origem Afro-indígena, pois foi trazida pelos negros da África para o Brasil e foi misturada com alguma coisa da cultura dos índios que aqui viviam.
A característica principal desta dança é a batida de bastões. A capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte-marcial, esporte, cultura popular e música..Os três ritmos marcaram a coreografia que foi muito elogiada e aplaudida pela platéia.
O Dia da Consciência Negra é uma oportunidade para que a sociedade faça uma reflexão sobre o papel do negro na cultura do país.
Os alunos e alunas da APAE estão de parabens por transmitir a importancia da cultura africana em nossa sociedade.Assim como os descentes africanos, os alunos da APAE também lutam por uma sociedade que de visibilidade a todos....Viva a diferença....a diferença é linda....É respeitar.
 
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar."
Nelson Mandela.


Comentários

30/11/2012 às 13:32:08h

Vanirce

Estive presente no evento e posso afirmar que foi uma belíssima apresentação. Parabéns alunos e professora .


Comente essa notícia você também




Contato




3429-1340

(43)

apaecali@hotmail.com

© Copyright 2010-2014 | Apae Califórnia, todos os direitos reservados