17/05/2017 às 16:20:59 por Silvana Silva

Dica de Ouro

DICA DE OURO

            O respeito é algo que os pais cobram dos filhos, mas já parou pra pensar se você respeita seu filho? Se dá o exemplo a ele de como deve agir?

            A criança está sempre aberta ao aprendizado e atenta ao que acontece nos arredores, por isso é essencial que ela sempre receba bons exemplos de como se deve manter uma relação de respeito com outra pessoa.

            Mas será que a criança compreende o que é respeitar? Entende por que não faz o que os pais querem? Sabe por quais razões fica nervosa? A criança precisa se sentir compreendida para que possa aprender e para isso precisamos dar voz e valor ao que ela sente.

            No momento em que ela se nega a fazer algo, ou o faz da maneira errada, a criança não consegue ver o que a leva a se comportar desta forma. Até porque ninguém a ensinou pensar sobre.

            Para diminuir essas decepções desnecessárias dos pais e para conseguir com que a criança aprenda, precisamos ensiná-la a pensar a respeito e tentar solucionar seu problema, sempre lembrando de incluir-nos na resolução deste problema e escutando o que ela sente.

            Uma maneira de fazer isso é entender que são problemas diferentes dos adultos. Compreender que o que é simples para um adulto pode ser o maior problema do mundo para uma criança.

            Sendo assim, nessas horas de nervosismo os adultos devem olhar nos olhos dela e com bastante calma questioná-la sobre a grandiosidade do problema. Se é pequeno, médio ou grande. A partir daí colocar-se no lugar dos seus filhos e compreender seus sentimentos, traçando um plano com junto com eles para resolução do problema, através do diálogo.

            Quando é um empasse pequeno a solução tende a ser rápida. Já se a criança considerar u, problema médio, possivelmente não será resolvido na mesma hora, contudo vocês pensarão juntos um forma de resolver. Caso seja um problema grande precisará de mais atenção, tempo e sucessivas conversas para que ela entenda que nem sempre tudo acontece como queremos.

            Esse tempo gasto com a criança em que falarão sobre o problema e o posicionamento a ser tomado perante a ele é a melhor maneira de ensinar.

            Ouça, demonstre interesse, inclua-se!

            Para você, isso vai ser um problema pequeno, médio ou grande?

 

 

Amanda Guedes de Andrade

Psicóloga CRP – 08/17126

Pedagoga e Especialista em Educação Especial e Saúde Mental

Contato




3429-1000

(43)

escoladiego@hotmail.com

© Copyright 2010-2014 | Apae Califórnia, todos os direitos reservados