12/03/2018 às 15:30:27 por Angélica Camargo

Projeto Mini-Maternal

Projeto Mascote

PROJETO MASCOTE  ''Me leva para casa''

1 - APRESENTAÇÃO / JUSTIFICATIVA

O presente projeto tem a finalidade de envolver a família no processo de aprendizagem de seus filhos, através de atividades diferenciadas. Esperamos que essa parceria, além de ser uma atividade  de construção coletiva, acima de tudo possa  despertar o senso de responsabilidade e interação entre Família/Escola e consequentemente contribuir no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos de uma forma prazerosa.

2- OBJETIVOS

·Despertar nos alunos o conhecimento e interesse pela a construção coletiva, bem como respeito e o cuidado com algo que se caracteriza como patrimônio de todos;

·Utilizar o diário que acompanhará o Mascote ''Me leva para casa'' como um gênero textual a ser trabalhado pelos alunos, incentivar a produção de texto.

·Estimular o grupo a ver o mundo como uma construção que depende da responsabilidade de todos, e devemos zelar pelo nosso planeta pensando no próximo.

·Promover a interação Família/Escola, com momentos educativos entre professor, aluno, pais e responsáveis.

·Estimular a capacidade do aluno a pensar, construir, elaborar e reelaborar conceitos, avaliar, criticar, interpretar, isto dentro de uma perspectiva dialética de construção do conhecimento.

·Proporcionar momentos diferenciados e agradáveis na família.

4 - DESENVOLVIMENTO

No inicio do projeto a professora leva um cachorro para a escola e apresenta o bichinho de pelúcia para sala, dentro de uma caixa, para aguçar a curiosidade dos alunos e para que eles tentem descobrir o que há lá dentro. A ideia é usar o mascote que possa criar vínculo com os alunos. Após demostração, permitir que todos os alunos toquem para sentir sua textura e explicar que ele será o mascote da turma, apresentando ainda, algumas regrinhas de convivência com ele e dizendo que durante algum tempo cada aluno poderá levar o bichinho para casa durante um fim de semana. Juntos, professores e os alunos definem o gênero da mascote e elegem um nome para ele.

Em casa com a família registra a convivência com a mascote e a responsabilidade sobre a vida do animal que caracteriza a mascote, seus hábitos alimentares, habitat, enfim cuidados para que o mesmo tenha uma vida saudável. O registro e a ilustração deverão ser feito pela família.

O importante e que seja feito juntos, e deverá se possível, à família tira uma foto com o mascote, todos juntos. No início da semana a professora lê o seu texto registrado no caderno contando como foi o seu fim de semana com o mascote.

“A imaginação é mais importante que a ciência, porque a ciência é limitada, ao passo que a imaginação abrange o mundo inteiro” Albert Einstein.

 Nesta quarta-feira dia 07 de março, para dar ínicio ao Projeto, recebemos a visita da Soldado Clavero e o cão policial TAZ, onde todos os alunos da tarde participaram e se encantaram com a docilidade e obediência do TAZ.

 Veja as fotos:



Comente essa notícia você também




Contato




3429-1000

(43)

escoladiego@hotmail.com

© Copyright 2010-2014 | Apae Califórnia, todos os direitos reservados