Projeto Mascote
PROJETO MASCOTE ''Me leva para casa''
1 - APRESENTAÇÃO / JUSTIFICATIVA
O presente projeto tem a finalidade de envolver a família no processo de aprendizagem de seus filhos, através de atividades diferenciadas. Esperamos que essa parceria, além de ser uma atividade de construção coletiva, acima de tudo possa despertar o senso de responsabilidade e interação entre Família/Escola e consequentemente contribuir no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos de uma forma prazerosa.
2- OBJETIVOS
·Despertar nos alunos o conhecimento e interesse pela a construção coletiva, bem como respeito e o cuidado com algo que se caracteriza como patrimônio de todos;
·Utilizar o diário que acompanhará o Mascote ''Me leva para casa'' como um gênero textual a ser trabalhado pelos alunos, incentivar a produção de texto.
·Estimular o grupo a ver o mundo como uma construção que depende da responsabilidade de todos, e devemos zelar pelo nosso planeta pensando no próximo.
·Promover a interação Família/Escola, com momentos educativos entre professor, aluno, pais e responsáveis.
·Estimular a capacidade do aluno a pensar, construir, elaborar e reelaborar conceitos, avaliar, criticar, interpretar, isto dentro de uma perspectiva dialética de construção do conhecimento.
·Proporcionar momentos diferenciados e agradáveis na família.
4 - DESENVOLVIMENTO
No inicio do projeto a professora leva um cachorro para a escola e apresenta o bichinho de pelúcia para sala, dentro de uma caixa, para aguçar a curiosidade dos alunos e para que eles tentem descobrir o que há lá dentro. A ideia é usar o mascote que possa criar vínculo com os alunos. Após demostração, permitir que todos os alunos toquem para sentir sua textura e explicar que ele será o mascote da turma, apresentando ainda, algumas regrinhas de convivência com ele e dizendo que durante algum tempo cada aluno poderá levar o bichinho para casa durante um fim de semana. Juntos, professores e os alunos definem o gênero da mascote e elegem um nome para ele.
Em casa com a família registra a convivência com a mascote e a responsabilidade sobre a vida do animal que caracteriza a mascote, seus hábitos alimentares, habitat, enfim cuidados para que o mesmo tenha uma vida saudável. O registro e a ilustração deverão ser feito pela família.
O importante e que seja feito juntos, e deverá se possível, à família tira uma foto com o mascote, todos juntos. No início da semana a professora lê o seu texto registrado no caderno contando como foi o seu fim de semana com o mascote.
“A imaginação é mais importante que a ciência, porque a ciência é limitada, ao passo que a imaginação abrange o mundo inteiro” Albert Einstein.
Nesta quarta-feira dia 07 de março, para dar ínicio ao Projeto, recebemos a visita da Soldado Clavero e o cão policial TAZ, onde todos os alunos da tarde participaram e se encantaram com a docilidade e obediência do TAZ.