EJA – Educação de Jovens e Adultos



EJA – Educação de Jovens e Adultos

É necessário que mantenhamos a EJA como complemento à Educação Profissional qualificando jovens e adultos para o exercício de atividades produtivas, apresentando à sociedade perfis profissionais propostos pelos setores produtivos, características vinculadas à formação geral do aluno-trabalhador, propiciando-lhe a base para a tomada de decisão e o trabalho em equipe, tão necessário às constantes mudanças no mundo do trabalho.

Outro desafio deste Estabelecimento de Ensino é promover articulações, convivências, programas e projetos que conduzam à expansão de toda a ação educativa, com compromisso e ética, por meio da inclusão social, da compreensão com e para diversidade; e com programas e serviços que buscam o progresso através de uma gestão democrática e integrada.

Neste âmbito, a escola de Educação Básica Joana Carreira Portelinha na modalidade da Educação Especial estabelece a organização curricular, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação de Jovens e Adultos –Fase I. A organização pedagógica da escola para atendimento educacional especializado de alunos com deficiência intelectual, múltiplas deficiências, deficiência física e neuromotora e transtornos globais de desenvolvimento, apresenta a seguinte forma: Primeira etapa da EJA por áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática e Estudos da Sociedade da Natureza como as do desenvolvimento cognitivo, sócio-emocional e motor. Segunda Etapa cursos com carga horária máxima de 800horas.

Objetivos Gerais

Que os educandos sejam capazes de:

• dominar instrumentos básicos da cultura letrada, que lhes permitam melhor compreender e atuar no mundo em que vivem;

• ter acesso a outros graus ou modalidades de ensino básico e profissionalizante, assim como a outras oportunidades de desenvolvimento cultural;

• incorporar-se ao mundo do trabalho com melhores condições de desempenho e participação na distribuição da riqueza produzida;

• valorizar a democracia, desenvolvendo atitudes participativas, conhecer direitos e deveres de cidadania;

• desempenhar, de modo consciente e responsável, seu papel no cuidado e na educação dos jovens, adultos e idosos, no âmbito da família e da comunidade;

• conhecer e valorizar a diversidade cultural brasileira, respeitar diferenças de gênero, raça e credo, fomentando atitudes de não discriminação;

• aumentar a autoestima, fortalecer a confiança na sua capacidade de aprendizagem e valorizar a educação como meio de desenvolvimento pessoal e social;

• reconhecer e valorizar os conhecimentos científicos e históricos, assim como a produção literária e artística como patrimônios culturais da humanidade;

• exercitar sua autonomia pessoal com responsabilidade, aperfeiçoando a convivência em diferentes espaços sociais

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